segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Circuito Caixa em Uberlândia - 2011

Neste último domingo aconteceu o Circuito Caixa etapa Uberlândia. Um evento que conta com corrida de 10km e 5km e aconteceu no parque do Sabiá, local muito agradável para prática de corrida. Esta corrida foi bem especial por vários motivos, entre eles: Foi a primeira corrida que minha esposa, Guanaeli, foi participar (ela fez o percurso de 5km). Também foi a primeira vez que fomos correr em Uberlândia e ainda por cima encontramos vários novos amigos dos #Twittersrun por lá.

Chegamos no sábado lá pelas 15:30 e fomos direto para a Centauro no Center Shopping para a retirada dos kits. Lá já conseguimos encontrar com o Majo(@Majoyslei) (ele nos encontrou na verdade!!). Retirada do kit tranquila, a falha foi que as camisas tamanho M e P já haviam todas acabado. Minha esposa e eu tivemos que pegar uma G para não ficar sem. Uma falha aí na organização!!!

Para o sábado mesmo havia a possibilidade de fazer um treininho de reconhecimento no Parque do Sabiá com o casal Ana Botafogo(@AnaBotafogo - não, não é a bailarina) e Sócrates (@socratesduarte). Eles passaram para me dar uma carona no hotel e fomos. Guani estava cansada e preferiu ficar no hotel tirando um cochilo. Fizemos o percurso dos 5km por lá em ritmo super light só para destravar as pernas para a corrida de domingo. Achei o percurso bem tranquilo, e comecei a acreditar que daria para fazer um personal best nos 10km.

Logo  após o treininho, voltamos para casa pois já estava marcado o jantar de massas com o pessoal dos Twittersrun no Barolo. O local tem um ambiente super agradável e chegando lá já haviam vários twittersrun exercitando o blábláblá!!! Foi excelente. Ficamos conhecendo pessoalmente vários amigos até então virtuais como o casal André e Jussara Tuma (@andretuma, @jussaratuma) de Uberaba. O Majo também estava presente junto com a Vitória (@vitoriarun), amiga, blogueira e corredora que mora em BH, mas que iniciou sua estória nas corridas em Uberlândia. Presente também estava a família do colega Léo Tiradentes que havia acabado de desembarcar em Uberlândia e foi direto ao jantar. Haviam vários outros presentes e infelizmente não vou me recordar de todos os nomes, mas por favor sintam-se citados!! :-)

O jantar em si estava ótimo. Problema foi que na hora em que vi o tamanho da porção que era servida já vi que nem eu nem a esposa daríamos conta. Preferi deixá-la pegar primeiro e ver o que ia acontecer. Não deu outra. Ela comeu o que pode, passou o prato para mim e tive que lutar muito para terminá-lo. Uma massa excelente. Teve gente que mandou ver na massa, mas não vou citar nomes aqui e deixo o campo de comentários para os presentes no jantar se manifestarem!! >:-)

Uma coisa legal foi que os cardápios do Barolo eram iPads. Problema é que teve gente que saiu com a bolsa pesada do jantar... Tem uma estória aí de sumiço de ipad que ficou mal contada!!! Né Jussara, Vitória e Majo??? #piadainterna

Abaixo algumas fotos do jantar.

Sócrates, Ana, Rodrigo, Guanaeli

Patroa e eu

André e Jussara Tuma, Vitória

Léo e família
Bom, no dia da prova os amigos Sócrates e Ana gentilmente nos deram uma carona até o Parque do Sabiá. Chegamos lá por volta das 7:10 e o clima estava bem agradável. Como chegamos cedo não enfrentamos fila alguma para a retirada do chip. Tudo bem tranquilo. Logo reencontramos vários dos amigos para o blábláblá pré-corrida!!

Perto da hora marcada para a largada, fomos nos posicionar. O percurso da corrida dividia logo no começo para quem iria fazer os 5km e 10km. Os primeiros deveriam seguir para a esquerda e continuariam dentro do parque e os outros pegariam a direita e fariam um percurso de 5km pela rua que passa em frente ao parque do Sabiá. Nessa hora já me separei da Guani para me posicionar mais à direita para não embolar no percurso e comecei o trabalho de "aquecimento mental". Como iria tentar um recorde pessoal na distância, sabia que teria que fazer muita força e me manter concentrado a prova inteira pelo percurso não ser tão plano. O meu melhor tempo havia sido feito na Pampulha em percurso bem mais tranquilo.

Começa a prova e pela quantidade de pessoas ficou muito tráfego no início. Mesmo após passar o tapete de leitura do chip na largada, não deu para começar a correr para valer. Somente depois de uns 100-150 metros deu para começar a desviar do pessoal e começar a correr mais forte. Preocupado com o tempo perdido nesse início acabei dando uma boa forçada logo de cara para tentar recuperar um pouco. Percurso ajudou nesse ponto pois logo na saída do Parque do Sabiá veio um trecho em declive. Mas o que é bom dura pouco. Após fazer uma volta em uma rotatória, começa um looooongo trecho de subida com vento batendo direto no peito. Foi uma subida que exigiu muito de todos. Fiz muita força para tentar manter uma boa velocidade subindo. Foi uma tática meio suicida porque não me poupei nada e fiquei confiando que daria para recuperar um pouco o fôlego no trecho descendo. Aquela subida e o vento batendo de frente pareciam intermináveis, mas depois de longos 2km subindo, finalmente avisto o retorno para fazer a volta e começar a descer.

Durante o trecho descendo, não deu para tirar completamente o pé do freio para conseguir recuperar um pouco do esforço na subida, e eu sabia que o trecho dentro do Parque do Sabiá ainda teria alguns trechos de subida. Entro no Parque do Sabiá praticamente completando 5km de corrida. E quem estava lá para me receber? O vento. Logo que pego o primeiro trecho dentro do parque vem de novo vento no peito. Dessa vez sofri um pouco mais. Os km 6 e 7 foram bem difíceis pelo esforço. O km 7 foi o único que fechei com pace acima dos 5:00 (deu 5:12 min/km). Nessa hora um pouco a minha frente tinham dois corredores de uma mesma equipe (pelo menos camisas iguais) onde um estava tentando incentivar o outro. Fingi que as palavras eram para mim e tentei não perdê-los de vista. A partir do km 8 foi colocar o que sobrava de força nas pernas e mandar ver. Eu procurei nem olhar muito para o relógio, nem para ver tempo, nem para ver os bpm(que deviam estar na lua) para não atrapalhar a cabeça nessa hora. Só pensei em fazer o máximo que desse. Entro na reta final, avisto a chegada e tento ainda tirar um restinho de força para um sprint. Cruzei o pórtico, aperto o stop no relógio e finalmente olho para ele. Pace de 4:34 min/km!!! Melhora de 2s em relação ao melhor pace anterior!!! \o/

Após terminar encontro com Guani de novo no guarda volumes. Ela fechou sua primeira prova de 5km com sucesso!!! \o/ #Todos Comemora!!!!


Abaixo mais algumas fotos do evento...

Percurso

Altimetria

Registro das voltas


Chegando

Eu, Léo e esposa

Guani

Pronto para corrida

Majo - fashion run

Guani e eu
Preparação final
Missão cumprida

Mais uma para conta
Personal Best! #aisim

Twittersrun

Twittersrun

Guani e eu! :-)

Vitória e Guani

Vitória e eu
Eu e Majo
Twittersrun 
Twittersrun 

Twittersrun


Resumindo. Corrida show de bola. Moçada de Uberlândia idem. Valeu a pena ter ido. A cidade tem potencial para receber muito mais eventos de corrida. Uma pena que isso não aconteça.

Agora é voltar para o foco nos treinos que o próximo desafio vai ser dureza!!!

[]´s

2 comentários:

  1. Gostei do relato. Parabéns!

    Vou fazer um disk-denúncia lá pro Barolo de Uberlândia! huahua

    Parabéns tb pelo super recorde mundial pessoal. Um dia o pangaré aqui chega nesse pace sub-5/km.

    Agora esse negócio de encarar os 84km logo de cara assim é coisa de louco... Como dizem lá no Twitter: #Oremos

    Abs, Shigueo

    ResponderExcluir