quarta-feira, 26 de outubro de 2011

10º Desafio Praias e Trilhas 2011 - 84km de diversão

Caros leitores,


Passo a relatar agora o que foi até o momento o maior desafio na minha curta carreira de corredor. Quando comecei a correr em meados de dezembro de 2010 e sofria para completar 1km correndo sem parar em ritmo de tartaruga nunca imaginaria que conseguiria fazer uma coisa dessas. Mas fui lá e aos trancos e barrancos, ou melhor, nas praias, trilhas, pedras, vento, etc.. cheguei vivo! :)

Bom, a aventura começou com a viagem para Florianópolis. Tive um compromisso em BH na quarta-feira e, como moro distante de lá, não compensaria voltar em casa para ter que voltar em BH já no dia seguinte para garantir que pegaria o vôo para Florianópolis sem problemas na sexta (se saísse de casa na sexta correria o risco de perder o vôo por conta dos horário). Resolvi ficar lá direto então e aproveitei os morrinhos de BH para fazer o último treino que estava planejado para a preparação para as Praias e Trilhas. O treino foi esse aí embaixo feito em ritmo super tranquilo.

Último treino antes da P&T - 12km em ritmo de passeio

Na sexta fui para o aeroporto e já tinah combinado de encontrar com os amigos #Twittersrun Erik Neves (@erikneves) e Américo Bicca (que ainda tá aprendendo com a filha como usar facebook e twitter). Eles chegaram um pouco antes ao aeroporto e já estavam me esperando quando cheguei. Bem legal ver que aquelas pessoinhas que aparecem nos avatares são de verdade!! :-) Logo que cheguei, nos comprimentamos, e o Erik já me informou que o Américo havia esquecido alguns todos os itens obrigatórios para participar da prova. A manta térmica conseguiram com um bombeiro (não me perguntem como e eu não quis entrar em maiores detalhes sobre isso!!), mas os outros itens (apito, material para hidratação) acabamos indo parar em um shopping no meio do caminho para arrumar. Após esse pequeno imprevisto, fomos em direção ao hotel Joaquina Beach onde já estava sendo realizado o congresso técnico e em seguida haveria o jantar de massas.

O trânsito estava muito pesado nessa hora, acabamos chegando lá só depois que praticamente todo o pessoal já tinha jantado. Fizemos o chek in no hotel, pegamos os kits e fomos para o restaurante próximo onde estava sendo servido o jantar de massas. Lá encontrei vários outros amigos que até então eram somente virtuais: Viviane (@vivitri), Dani (@danibridi).O jantar não estava lááá essas coisas mas como a pedreira seria forte no dia seguinte, bora comer!

Jantar de Massas - @erikneves e @vivitri

Jantar de Massas - @rodsmar e Américo


Logo após o jantar já estava todo mundo doido para descansar o máximo para o dia seguinte, então o mais cedo possível já estava todo mundo tentando dormir. Como a largada seria longe do hotel (na verdade o hotel foi o ponto de chegada do primeiro dia) teríamos que pegar um ônibus que saíria as 5h, o café no hotel começaria a ser servido as 4h. Tudo ia bem até perto das 2h quando um carro encostou na frente do hotel e começou a tocar funk(da pior qualidade, se é que isso existe!!) na maior altura possível. Parecia que o som estava dentro do quarto. A partir daí ninguém conseguiu pregar mais o olho. Só pararam de tocar lá pelas 4h, quando já estávamos levantando para ir tomar o café. O comentário geral durante o café foi exatamente esse. Como um bando de FDP faz um negócio desses, e como o pessoal do hotel não tomou nenhuma providência. Ficamos sabendo depois que isso acontece normalmente por lá. Então fiquem avisados, se quiserem sossego para dormir quieto, mantenham distância desse lugar. Durante o café já até meio que nos organizamos para que se o fato se repetisse no dia seguinte, uma turma desceria para parar a bagunça de um jeito ou de outro. Só fiz a sugestão para a turma para que na hora em que fossem encarar o pessoal, não usar as roupas de corrida pois o poder de intimidação baixaria muito. Um bando de marmanjo de calça colada, polaina/meia de compressão não ia intimidar muito...ha ha ha Aí embaixo algumas fotos do café.


@erikneves no primeiro de muitos pratos

Américo

Turma no café










Logo depois do café pegamos a tranqueira para a corrida e fomos para o ônibus.

Prontos para a batalha - Américo, @rodsmar e @erikneves
Figura que encontrei no ônibus e seu tênis personalizado!! :-) infelizmente esqueci seu nome!! :-(

No local da largada houve a checagem do material obrigatório e da pesagem de cada competidor. Pesei nesse momento 80,8Kg o que provou que minha "dieta" para ganhar uns quilos para a prova funcionou! :-) Nessa hora da pesagem encontrei com mais alguns amigos que já estavam descansando quando cheguei na noite anterior ao hotel. E acabei sendo reconhecido por alguns twittersrun também. Como estava devidamente uniformizado, quem conhecia o grupo chegava e batia um papo. Muito bom isso!! :-)

@rodsmar e Regina Takahira (@rktakahira)

Olha aí o Marcos Viana (@ultrapinguim) se preparando

Turma de Botucatu e eu de penetra no meio

Turma dos #twittersrun - Américo, @rodsmar, @erikneves, @rktakahira, @danibridi

Pronto para a largada

As 7:30 foi dada a largada e o começou com o trecho mais fácil de todo o percurso. Uns 4-5km de asfalto. Nessa hora todo mundo inteiro e tudo era festa!!

Logo no começo da corrida

Gente de todas a idades!!

olha aí quem encontrei de novo @ultrapinguim

Terminado esse trecho inicial de asfalto, já entramos em uma trilha e aí o negócio começou a ficar interessante e a prova mostrou que não seria brincadeira. As trilhas são bem pesadas e em terreno difícil. Muitas pedras pelo caminho, lama, galhos embaixo e em cima (levei alguns na cabeça). Para terem uma idéia da dificuldade, levei umas 4h para percorrer os primeiros 21km. Nesse ponto, principalmente nas descidas, o joelho direito estava começando a reclamar. Achei que teria MUITA dificuldade para chegar no final desse dia. Por sorte, não demorou para iniciar um trecho com praia, e aé comecei a dar uma corrida e o terreno mais macio e plano foi um alívio para as pernas, a dor no joelho quase sumiu e deu para continuar numa boa. O GPS já marcava perto de 25km quando avistei o posto de apoio. Aquilo era um oásis! Seguem algumas fotos desse trecho.

Trilhas...

....Praias...


...Trilhas (@erikneves)

@rodsmar e @danibridi que me chamou de egoísta por estar tirando fotos só de mim mesmo!!! :-)

e mais praias...

e mais praias

oásis Posto de abastecimento - Coca cola, pão, biscoito, etc..etc..

@rodsmar e @vivitri
Depois do posto de abastecimento teve mais um trecho de praia, uma pequena trilha e lá pelo km 30 começou um trecho de praia que foi muito, mas muito duro. A areia estava bem fofa, e se isso não fosse uma dificuldade grande, havia um vento batendo de frente muito, mas muito forte. E achei que seria assim até o final. Não havia a mínima possibilidade de manter uma corrida naquelas condições. Até para andar estava difícil. Quase perdi o boné várias vezes, tinha que ficar olhando um pouco para baixo para o vento não arrancá-lo. Fui no estilo devagar e sempre até que lá pelo km 34 em um posto de hidratação perguntei se continuaria só areia até o final. Com a resposta positiva resolvi tirar o tênis e continuar só com a meia. Foi o que me salvou. A partir daí deu até para ir alternando uma corrida nos trechos melhores e caminhada onde encrencava. Cheguei ao final do primeiro dia com o tempo de 7:25:38. Na pesagem da chegada deu 76,7, ou seja, uma diferença de 3.1kg. Se contar que a roupa estava seca na pesagem na largada e completamente ensopada na chegada, deve ter chegado nos 4kg brincando. Vale ressaltar ainda que durante o percurso esvaziei duas vezes o camelbak de 2lts, e em cada posto de hidratação iam mais uns 2-3 copos de água/coca-cola, mas os paezinhos/paçoquinha, etc... Ou seja, não é brincadeira não!!!

Cheguei!


Na chegada também estava disponível água, coca-cola, sopa, paçoca, pão, etc para recompor as energias. Também providenciaram vários fisioterapeutas para aplicar massagem e aliviar um pouco as dores do primeiro dia. Aproveitei e fiz uma massagem nas pernas e nas costas/ombros. Creio que carregar a mochila de hidratação contribuiu bastante para a dor nos ombros, mas foi essencial durante o percurso.

Depois da alimentação, banho, massagem o negócio foi ir deitar e se recuperar. Só interrompi o descanso para ir comer uma pizza mais a noite para ter combustível para o dia seguinte.

Segundo dia iniciou bem mais tranquilo. Como a largada seria bem próximo do hotel pude dormir um pouco mais. Falaram-me que o pessoal do carro de som apareceu de novo, mas não ouvi nada dessa vez. Apaguei mesmo! :-)

Acordei, tomei café e já fui posicionar para a largada. Logo na saída do hotel já reencontrei vários dos amigos. A Regina dessa vez foi devidamente uniformizada com a camisa dos twittersrun.

@rodsmar e @rktakahira

@erikneves - o que será que ele estava pensando?? :-)

A turma animada de Botucatu e eu. Quem conseguiu abaixar devia estar bem, né? Ou não! :)

Pronto para a largada do segundo dia. Só faltam mais 42km

O segundo dia começa bem light. Asfalto?? não. Dunas!! :-)

Logo no início do segundo dia - Dunas...

...e mais Dunas
Logo na sequência já pegamos um trecho de trilha e e ficou alternando 2-3km de trilha com 2-3km de praia até chegar ao km 10. A partir daí foi só praia até o km 22. São 12km intermináveis de praia. pouca gente estava dando conta de correr direto esse trecho. Minha estratégia foi tentar manter uma boa velocidade na caminhada e quando desse ir em um trotinho um pouco mais rápido. A praia parecia que ia esticando. E quando acaba o trecho de praia, o que vem? Uma trilha beirando um costão de pedras.

Um dos vários trechos que classifiquei como "escorregou, morreu!"
No percurso não tem moleza em nenhum momento. Mesmo quando não está correndo, está fazendo muito esforço. Mas o caminho tem muitas compensações. Cada morro (e são muitos!!) que a gente sobe tem uma vista incrível para ir admirando.

Vale a pena, não vale??

Umas das paisagens
Essas vistas davam uma recarregada boa no ânimo
 Além da excelente paisagem que dá para admirar em cada subida de morro. Parece que cada morro também vai se esticando para cima enquanto vamos subindo. Quando você acha que já está no alto, tem mais uma trilhazinha mandando você subir mais.

Quer moleza? :-)
 O segundo dia tem um percurso que considerei um pouco mais fácil que o primeiro. As trilhas (com exceção dos costões de pedra) são mais tranquilas que no primeiro dia, e os trechos de praias são melhores para correr também do que no primeiro dia. Mas o cansaço acumulado e o sol que fez no segundo dia fizeram toda a diferença.

Cheguei no segundo dia com o tempo de 09:05:38 fazendo um total de 16:31:16 nos dois dias. Na pesagem que fiz na chegada deu uma diferença em relação a pesagem da largada do mesmo dia de 4kg. Cheguei pesando 75,3Kg.
Banho tomado e recuperando da batalha de 84km nos dois dias

A prova é excepcional. Percurso muito difícil e desafiador. Muita gente que já havia corrido K42 Bombinhas comentava que a Praias e Trilhas era muito mais pedreira. Como pretendo fazer a K42 gostei do comentário!! :-)

Aí embaixo o percurso e altimetria dos dois dias.

Percurso de altimetria do primeiro dia

Percurso de altimetria do segundo dia

E abaixo as tão desejadas medalhas!!! :-)

My precioussssss! :-)

Dois dias, um só desafio!!!


Também montei um videozinho que ficou bem meia boca com alguns trechos durante o percurso. Tá aí embaixo para quem quiser ver!! :-)


Ahh!! já ia esquecendo. Para encerrar com chave de ouro, houve um sorteio devido a desistências do pessoal que ganhou direito a vaga para a prova de Volta a Ilha em 2012. Dei meu nome e fui um dos contemplados. Em 2012 estarei lá novamente com uma turma para dar a volta naquela ilha inteira!!! \o/ 

Abraços e até o próximo post!!! :-)

6 comentários:

  1. Além de exemplo de superação, menos de 1 ano de corrida, ser um corredor maluco ainda é sortudo...todo mundo quer uma vaga no Volta a Ilha...parabéns pela prova e um abraço! HEHE
    Diego
    www.correrparacrer.wordpress.com
    @correrparacrer

    ResponderExcluir
  2. sinval moreira aguiar26 de outubro de 2011 às 22:15

    oi diego parabens pela prova eu tanbem sou ultra sabado agora corrir os 75km de bertioga nao fui muito bem fui o 7° colocado com o tempo de 6h32 eu tenho neste mesmo percurso 5h 37

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Rodrigo,excelente postagem,e ainda mais com vários TwittersRun,ficou bem legal o relato.
    Esse desafio são para poucos,determinação e garra são ingredientes principal e pelo que acompanhei em seus tweets nos treinos teve de sobra....
    Mas uma vez Parabéns e que venha as 24horas de Campinas.
    Abraço

    Majo Yslei

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Rodrigo pelo relato e por ter concluído mais esta prova que é bastante difícil e desafiadora. O percurso e visual é sensacional. Quem sabe no ano que vem eu consigo me programar para participar também. Deixei um comentário no Youtube sobre o seu vídeo também. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Oi Osvaldo. Até deixei um comentário lá no youtube sobre o vídeo. Eu devo ter alterado as configs da câmera em alguma hora que fui tirá-la ou colocá-la na case sem perceber. Aí acabei fazendo alguns dos vídeos com resolução muito baixa. mas resolvi deixá-los lá mesmo assim pois dá par aouvir bem o áudio... ;-)

    ResponderExcluir
  6. Oi Rodrigo... Bela postagem... Gostei muito do seu relato... Aquela figura do Tênis personalizado é Epifanio Ultramaratonista de Brasília, também um grande Corredor... Um abraço.. Marcio Rosário

    ResponderExcluir