quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Maratona em uma rua, sim eu fiz!!! e foi sub4h! \o/

Tem dias em que a gente tem que colocar as idéias no lugar e sai para um treino em que só tem horário para o início. Foi assim minha última segunda-feira(03/10/2011).

Chegando em casa depois de um dia de trabalho, com a cabeça meio cheia e aproveitando que seria um feriado municipal na terça, saí para treinar disposto a correr sem hora para terminar. A preparação envolveu levar água, maltodextrina, gatorade, um sanduíche e gel de carboidrato. Fui de carro até uma rua de um loteamento novo que tem na cidade. A rua é razoavelmente iluminada e estava praticamente deserta no horário. Tinha um vento bem chato e estava fazendo um pouco de frio, mas beleza, fui disposto a correr. Estava usando uma calça da linha stability da CW-X, uma camisa de manga-longa cor "amarelo marca-texto" e o asics nimbus 12. O treino longo serviria para avaliar também a calça e o nimbus. Deixei o carro parado em um ponto estratégico para quando precisasse de hidratação, liguei o garmin, o ipod e comecei a correr.

Como sabia que seria um treino longo, fui mantendo o ritmo que julguei confortável para sustentar e fui procurando desligar a cabeça (tarefa difícil nesse dia). Como o pessoal do @CRnoAr não atendeu meu pedido de produzir um podcast com umas 4h de duração, fui ouvindo outros podcasts para ir distraindo no caminho. Lá pelas tantas fui olhar para o garmin e vi que o ritmo estava bem legal. Já havia percorrido uns 15km e o pace médio estava em 5:37. Como estava tranquilo e não sabia até onde meu treino ainda iria, continuei no ritmo confortável para continuar correndo.

Passado mais um tempo voltei a conferir como estava e, para minha surpresa, o ritmo ainda estava se mantendo. Na minha cabeça parecia que eu tinha diminuído bem o pace, até por estar meio no piloto automático, prestando atenção mais nos podcasts do que propriamente na corrida. Nessa hora já tinha percorrido uns 25km e o pace médio do treino estava em 5:40. Como ainda estava legal, tirando um pequeno incômodo muscular na coxa direita, continuei correndo para ver onde esse treino iria chegar.

Mas um pouco de tempo passado, logo que o garmin liga a backlight indicando mais um km completado, olho para ver e tinha acabado de fechar os 30km em pouco mais de 2h50 de treino. Nessa hora o pequeno incômodo na coxa direita já tinha recebido um upgrade e começou a incomodar um pouco mais. O pace médio do treino estava em 5:41. Primeiro pensei "olha, primeira vez que mantenho pace abaixo de 6:00 nessa distância!!", e logo em seguida pensei "peraí, se eu fizer 12km em pouco menos de 1h10 eu fecho uma maratona abaixo de 4h??? É isso mesmo!! para de pensar e corre!!!". Nessa hora os podcasts deram lugar a playlist das 25 mais tocadas, volume foi para o último e muita concentração para tentar manter o ritmo até o final. A rua continuava deserta e o vento ia batendo na camisa já bastante molhada pelo suor e a sensação térmica era de um frio danado, mas aí a tecla "foda-se" já estava em modo turbo.

Tinha que ir dosando o ritmo com o resto da distância para não ter o risco de quebrar. Entre o km 30 e o 33, mantive o pace entre 5:20 e 5:45, mas no km 34 dei uma cansada e o pace foi para 6:03. Fiz as contas mentalmente e vi que dava para manter o pace um pouco alto durante um tempo para dar uma descansada, mas no final teria que arrumar força para aumentar o ritmo. Fui fazendo certa força para manter o pace abaixo dos 6:00 nos próximos quilômetros. Quando fechei o km 40 o tempo marcava 3h48m53s (pace de 5:43). Cálculos mentais rápidos e eu tinha 11minutos para fechar os próximos 2km. "Hora de fazer força".

Nessa hora já não importava o frio, a solidão do treino, o cansaço, só sabia que não deixaria o relógio mudar para 4h de treino nem fud.. (piiiiii). Fui aumentando o ritmo até o limite das minhas condições. Fechei o km 41, 3h54m25s. Cálculos mentais rápidos e "Opa, tenho uns 5:30 e poucos para fechar o último km, acho que vai dar". Aí vem outro pensamento!! "PQP, depois ainda tem 195mts para matar a maratona...fud..(piiiii)". Aumento ainda mais o ritmo procurando um sprint nessa reta final. Cada vez que vou olhando para o pulso o relógio vai aproximando das 4h e parece que a distância fica parada. Resolvo só olhar para frente e correr o máximo que der. Vai chegando perto dos 42km, eu vou chegando perto de uma das pontas da rua e minhas opções são continuar em frente ou fazer meia volta na rua. Problema de continuar em frente seria encarar um trecho completamente escuro, e fazer meia volta poderia me custar um certo tempo. Decido fazer a volta na rua e acelero como um maluco. Garmin apita indicando que o km42 fechou. 3h58m10s. A partir daí continuo correndo no limite e olhando fixamente para o relógio aproximando das 4h. Quando finalmente a distância fecha em 42,2km e o tempo em 3h59m43s. \o/. Comemorei sozinho na rua (provavelmente alguns palavrões foram ditos em voz alta, eu tava de fone e não ouvi!!! he he he). O km 42 foi fechado com pace de 5:03 e os 200m finais com pace de 4:16.

Comecei o treino sem saber onde ia parar, e acabei me dando uma missão para cumprir no meio dele. Missão dada, missão cumprida. Juntei os caquinhos do que sobrou e fui para casa para um merecido descanso. Só posso dizer que dormi muito bem neste dia!!! :-)

E para justificar o título do post, vejam aí o trajeto que fiz nos 42,2km. Tirando umas passagens ocasionais em umas ruas laterais, a grande maioria foi fazendo ida e volta em uma rua de 700m de extensão.

5 comentários:

  1. Caraca parceiro!!!

    Esse relato ficou demais!!!
    Parabéns!

    Leonardo Nista
    Corro por Correr

    ResponderExcluir
  2. véio!!!!! sem palavras... não tem o que dizer. FACA NA BOTA!

    ResponderExcluir
  3. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Parabéns corredor é isso aeee mandou bem e nada melhor do que um dia estressante poder correr muito, mandou bem! Parabéns...
    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  4. Acabei de descobrir seu blog e seu twitter e só tenho a dizer: parabens pelo feito!!! Merito seu! Vc irá motivar muitos.... Apreni algo novo c vc: garmin....vou pesquisar o q é.... Bons treinos!

    ResponderExcluir
  5. boa, cara, parabéns! Eu passei por 2 cirurgias bariátricas, em 2004 e 2007 (essa pra valer!), perdi 55 Kg. Estou na marca de São Silvestre e Pampulha, ainda não fiz meia, estou treinando, pensando também em migrar pro triathlon.

    Keep the faith! Ótimos treinos e um abraço!

    Fábio
    @fabioccarvalho

    ResponderExcluir